sábado, julho 19, 2003

Comentar ou não comentar, eis a questão…
Ou
O drama da Toca
Ou ainda
Notas para a discussão da blogosfera, Versão número não quantos…
Ou ainda mais
Um sorriso sobre a importância relativa das coisas!

Há dias notei que o JN, no Socio[b]logue, classificou o EpiCurtas como Comentarista, mais abaixo, na sua classificação, aparecem os Colunistas. Procurando aferir a razão de ser de tal classificação, JN informou-me que eu fazia parte, juntamente com os outros ilustres companheiros de categoria, do grupo de bloggers que mais comentava os seus posts, donde, pressuponho, à falta de melhor ideia, maior rigor e mais funda aferição de justiça: Comentarista serás! – terá pensado o João.

As categorias sempre me incomodaram e, kafkianamente, como quem protege a sua Toca, lá me dediquei a pensar sobre o assunto.

Mas porquê comentarista? E porque não, mais dignamente, Colunista, como os baluartes da blogosfera (JPP, PM, MEC, FJV, …)? Que raio de fado! Como é que eu agora renego esta desdita? Afinal, o poder simbólico, na blogosfera, é validado pela capacidade de se ser citado. E aí é que reside o meu drama. É porque se sou comentarista cito, não sou citado (vejam lá a vergonha deste post… é só hiperligações… e não tarda nada aparecem aí os () com apelido virgula ano… aliás, tendo falado no poder simbólico já estou a dever uma citação ao Bourdieu…). Mas a coisa é bem pior… sou eu, precisamente eu e os mais fracos elos que conferimos aos poderosos o poder que têm!!! Afinal o poder simbólico é validado pelos que não o detendo “lutam”, no espaço social global, ou nos campos sociais da sua valorização, pela sua posse (Bourdieu, 1989 – cá está!!).

Por outro lado o FJV, no Aviz, lá vai jocosamente referindo a paranóia da caça à citação, e isso deixa-me triste! :-( Deixa-me triste porque me menospreza; porque me olha de cima, do alto do estatuto de Colunista. Como quem diz: comentem, comentem… e lutem lá por merecer, da nossa parte, uma referenciazita que vos aumente o pindérico número de pageviews que ostentam aí ao lado…

Por outro lado ainda (a realidade é tão complexa!!!!) antes comentarista raramente citado (Obrigado, PM, pela referência no Dicionário do Diabo, ao post sobre os Henrique Barrilaro Ruas!!! Mil obrigados por olhares para mim e escreveres o nome do EpiCurtas!! Obrigado!!!!! Encarecidamente obrigado!!), que pura e simplesmente ignorado. Pelo menos confere-me, socialmente, existência.

Pois pesadas as coisas comentarista serei!

[A verdade é que a blogosfera é tão interessante, diversa e divertida, que é como entrar em conversa sem ter a necessidade de a iniciar. Até podemos brincar às polémicas do princípio século XX… tipo Dantas e Almada... Que bela é a blogosfera e que confortável é ser-se comentarista!!! Já agora, caros Colunistas, escrevam, escrevam… escrevam sempre!]