quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Não podendo estar presente (estou em Beja...), estou ausente.
Mas por cá também se sente!

Hoje, 9 de Fevereiro, pelas 15 horas, um grupo de cidadãos portugueses irá manifestar a sua solidariedade para com os cidadãos dinamarqueses (cartoonistas e não-cartoonistas), na Embaixada da Dinamarca, na Rua Castilho nº 14, em Lisboa. Convidamos desde já todos os concidadãos a participarem neste acto cívico em nome de uma pedra basilar da nossa existência: a liberdade de expressão. Não nos move ódio ou ressentimento contra nenhuma religião ou causa. Mas não podemos aceitar que o medo domine a agenda do século XXI. Cidadãos livres, de um país livre que integra uma comunidade de Estados livres chamada União Europeia, publicaram num jornal privado desenhos cómicos. Não discutimos o direito de alguém a considerar esses desenhos de mau gosto. Não discutimos o direito de alguém a sentir-se ofendido. Mas consideramos inaceitável que um suposto ofendido se permita ameaçar, agredir e atentar contra a integridade física e o bom nome de quem apenas o ofendeu com palavras e desenhos num meio de comunicação livre. Não esqueçamos que a sátira – os romanos diziam mesmo "Satura quidem tota nostra est" – é um género particularmente querido a mais de dois milénios de cultura europeia, e que todas as ditaduras começam sempre por censurar os livros "de gosto duvidoso", "má moral", "blasfemos", "ofensivos à moral e aos bons costumes". Apelamos ainda ao governo da república portuguesa para que se solidarize com um país europeu que partilha connosco um projecto de união que, a par do progresso económico, pretende assegurar aos seus membros, Estados e Cidadãos, a liberdade de expressão e os valores democráticos a que sentimos ter direito.

(Ideia de Manuel João Ramos, Luísa Jacobetty e Rui Zink)

2 Comments:

At 2:51 da tarde, Blogger O bibliotecário anarquista said...

Ó Pedro. Como é que uma representação de portugueses que ganham em média menos de 500€ por mês se vão solidarizar com um nobre povo que ganha em média mais de 2500€. Eles é que se deviam solidarizar connosco. Com os nossos hospitais miseráveis (onde morrem prematuramente pessoas pela inexistência de condições que existem na Dinamarca). Com as nossas estradas assassinas, que não cumprem normas e onde o nº de portugueses que morrem por ano é superior ao número de entradas de cartoonistas dinamarqueses na World Enciclopedia of Comics...
Acredita Pedro... 99% dos Dinamarqueses quando sairem hoje do trabalho às 17h vão para o PUB mais próximo divertir-se à grande (como fazem todos os dias) e emborcar umas belas cervejas.
Abraço anarquista do teu amigo bibliotecário

 
At 12:02 da manhã, Blogger O bibliotecário anarquista said...

Peço desculpa pelo comentário anterior. Acho que acordei zangado com Portugal, com o estrato da conta bancária, com as contas que faltam pagar, mas não é nada disto que está em causa...PERDÃO!
Acho que movimento deveria ser uma espécie de SIM! EU TAMBÉM BLASFEMO JESUS, MAOMÉ, MOISÉS, SHIVA, JÚPITER, TOUTATIS, TODOS OS JOGADORES DO BENFICA, ETC... E CHAMO-ME ADALBERTO BARRETO, (SOU ATEU, MAS NÃO É OBRIGATÓRIO) MORO NA RUA AUGUSTO JOSÉ VIEIRA 13-3ºEM LISBOA. PORTUGAL. E TENHO UM BLOGUE QUE É SÓ CLICAR NAQUELA COISINHA AZUL.
UM ABRAÇO,

 

Enviar um comentário

<< Home