sexta-feira, julho 23, 2004

O Mocho e a Gatinha

Peça de Bill Manhoff, encenada por Juvenal Garcês e levada ao palco pela Companhia Teatral do Chiado; com Simão Rubin e Vanessa Agapito. A não perder. Ali é tudo bom. A localização (no Largo do Picadeiro, ao Chiado) é das mais prazenteiras da cidade (e ainda por cima com a Hagen Dazz logo ali ao virar da esquina). As instalações são muito boas (a premiar com um espaço digno uma das mais notáveis companhias de teatro do país). O vendedor de programas (que por acaso é o excelente encenador da companhia… ou será que é ao contrário?!) mostra como se pode estar de forma saudável (sem tiques afectados) nas artes do espectáculo. O Simão Rubin, que só surpreende quem não o conhece (a verdade é que o homem paga uma fortuna aos papparazzi para não o fotografarem para a Caras…) e a encantadora Vanessa Agapito proporcionam-nos aproximadamente 2h30m de puro entretenimento (e, não sejamos nós casos absolutamente perdidos, estas duas estrelas até “nos cospem na cara” algumas intrigantes questões sobre as nossas próprias identidades…).

2 Comments:

At 7:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cascais, uma réplica da Amadora?

Um quase oculto artigo de opinião, na secção Local do Público (de quarta-feira), chama a atenção para o que os empreiteiros, de braço dado com as «forças vivas» da região, se preparam para (continuar a) fazer em Cascais. O mais extraordinário é que o núcleo duro que ajudou Judas a dar cabo do concelho de Cascais continua de vento em popa na câmara de António Capucho. A galinha dos ovos de ouro está no choco… Eis alguns excertos do texto subscrito por José Casquilho:

«No concelho de Cascais existe um movimento cívico, bastante activo e com cobertura mediática nos jornais locais, que, a partir do diagnóstico das carências das manchas suburbanas do concelho, propõe uma solução: elevação de grande parte do município à categoria de cidade.

(…) em relação ao objectivo deste movimento cívico, quero expressar frontalmente a minha oposição. O que eu defendo é o ordenamento da paisagem do concelho de Cascais. Paisagem contra cidade é o lema que proponho.

Uma paisagem é mais rica do que uma cidade. Mesmo contendo uma grande área de malha urbana, a paisagem do concelho contém também elementos do espaço rural, não só em memória mas ainda vivos. A paisagem do concelho de Cascais contém também elementos da estrutura ecológica municipal que numa cidade são secundarizados ou mesmo eliminados - sejam os leitos de cheia das ribeiras e vegetação ripícola associada, ou manchas de pinhal e de mata mediterrânica. A paisagem actual do concelho de Cascais viabiliza um ar mais oxigenado, maior biodiversidade, menor monotonia estética, melhor convivência, do que o mar de casario em que se converteria a cidade.

A "cidade de Cascais" é o bombom que se quer oferecer aos promotores imobiliários (uma grande força económica do concelho) sob a forma de conceito de ordenamento - pragmáticos como são, os construtores sabem que uma cidade é para ter casas, não é para ter reserva agrícola (nem reserva ecológica). A reserva de solos do concelho, garante da infiltração e controlo de cheias, lugar de amenidades e biodiversidade, fica sob ameaça estrutural.

(…) Neste contexto, é muito preocupante o atraso da revisão do PDM, já lá vão quatro anos desde que começou e nada se sabe - o secretismo do processo, tais são os interesses envolvidos, atravessa transversalmente os mandatos de Judas e Capucho. Porque a revisão do PDM obriga à demarcação da estrutura ecológica municipal.

Regressando às iniciativas tendentes a promover a "cidade de Cascais", quero reafirmar o que em tempos já escrevi. Essa iniciativa institucional só pode prosseguir se houver um referendo municipal. Aí sim os munícipes pronunciam-se sobre o futuro que querem para o espaço que habitam - paisagem ou cidade. Depois ainda se terá de observar a conformidade com os planos de ordenamento de nível superior.»

http://www.pula_pulapulga.blogspot.com

 
At 11:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bom, este comentario é para O Mocho e a Gatinha. Eu tb acho o Simão Rubim um excelente actor e gosto muito das entrevistas que ele dá. Mas é verdade isso dos papparazzi da Caras? Acho meio tanga, mas enfim.
fui ver a Casa da Boneca e achei mesmo muito fixe.
Dá que pensar...
viva o simão!
viva a vanessa!
LOL
Viva a ctc toda!
( este foi um momento de euforia )

 

Enviar um comentário

<< Home