quinta-feira, julho 15, 2004

Efeito Pigmalião

«Os nossos melhores reforços são vocês!!!», José Peseiro, treinador do Sporting Clube de Portugal, dirigindo-se aos jogadores do plantel principal que transitaram do ano passado para este ano.

«O efeito Pigmalião pode ser descrito como a melhoria de aprendizagem provocada pelas elevadas expectativas do chefe (ou do formador, professor, [treinador], etc.). (…) O efeito Pigmalião traduz por conseguinte o efeito da indução de expectativas sobre o comportamento de um líder e dos respectivos subordinados. Os seus efeitos no desempenho dos subordinados podem ser devido a factores como: maior atenção visual do líder, mais contactos e elogios, mais contactos positivos, etc. Em suma, o efeito Pigmalião significa que os empregados têm melhores desempenhos quando os chefes depositam neles elevadas expectativas.» (in Cunha et al. (2003) Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: RH editores)

1 Comments:

At 3:02 da tarde, Blogger CG said...

A diferença de discurso é atroz! Este, irradia confiança, motivação, genuidade e modernidade. O outro, transmitia sonolência, chapa 5, conservadorismo e irresponsabilidade!

 

Enviar um comentário

<< Home