sexta-feira, setembro 05, 2003

Breves Nótulas para um Manifesto Leonino (ainda no rescaldo da terça-feira negra!)
1. O FCPorto só desde a década de 80, com Pinto da Costa à frente do Clube e José Maria Pedroto à frente do balneário, é que são conhecidos pelos SuperDragões. Antes disso o FCPorto era conhecido como o clube dos Andrades. Que ante a eminência de atravessar a ponte D.Luís já começava a perder. O que Pinto da Costa levou a efeito nas Antas foi uma profunda alteração da estética do clube, uma verdadeira revolução simbólica. Revolução essa que teve extensão no grupo de trabalho e nas regras dominantes no seu seio. Garantindo para o clube um balneário sempre coeso e com jogadores sempre mais preocupados no grupo de trabalho que com as suas pequenas vaidades.
2. Pelo contrário, em Alvalade, excepção feita ao consulado de Octávio Machado e, honra seja feita, do Augusto Inácio, o balneário sempre foi um Olimpo de primas-donas, super-vedetas. Onde a excelência dos artistas sempre esteva muito acima dos interesses colectivos. O Sporting tem sido um clube onde isto, nos mais pequenos gestos, tem sido recorrentemente reforçado. Desde o “mágico” Pedro Barbosa que se farta de fazer merda, mas que conta com uma falange de apoio incondicional. Passando pelo achincalhamento, permitido e apoiado pela direcção e treinador, com que o FDP16 se deu ao luxo de nos presentear e ainda pelos aplausos e cânticos com que, apesar de tudo, os adeptos ainda assim o tornaram a receber. Ou ainda os célebres “três mosqueteiros” das passareles (Dani, Dominguez e Sá Pinto). E culminando com o mau trato ou as “anedotas” que se contam sobre todos aqueles que, apesar da menor genialidade em campo, sempre se mantêm calados e sempre dão tudo o que têm, sabem e podem quando envergam ou envergaram a camisola do leão, como Vidigal ou Hugo. Estes sim, Semper Fidelis!!!!
3. O Sporting é o clube dos “elevados” valores morais. Da gentileza. Da cortesia. O clube dos Soares Francos, dos Teixeira da Cunha. O clube que se considera uma extensão do antigo clube da tapada em Cascais. O clube do chá. E enquanto assim for, o melhor é dedicarmo-nos ao Bridge e à Canastra, porque em futebol levaremos sempre na pá de clubes como o FCPorto, ouviremos as provocações do “pagamento da factura”, pagaremos e calaremos.
4. Isto para dizer que o futebol é uma contenda. É uma representação simbólica de tribalismo. De clãs. E a entrega ao jogo deve ser total. (já sei que há quem julgue estas afirmações dementes e imbecis, mas o mundo é feito de diferenças…)
5. Como? Para que diabo temos uma academia?! Para formar jogadores cujo maior sonho é, aos 18 anos, sair do clube???!!!! Para formarmos jogadores como o Suinão Simulão? É na academia que começa o trabalho.
6. E quanto à equipa de trabalho, nem que tenham que levar, ao intervalo, com uma chuteira no focinho como o Fergunson fez ao Beckham… Aquilo não é ballet, é futebol. E, lamento a ordinarice da expressão, “o futebol não é para meninas”!!!!! E àquele balneário “foge sempre o pé” mais para a maquilhagem que para o futebol.