segunda-feira, julho 21, 2003

[Caro Alfredo, isso das universidades é um mundo muito sombrio. Nessa história do filho do Adélio da leitaria o prof. ainda tinha publicado um livro em 1994... e aqueles outros com sebentas amarelecidas pelo tempo, redigidas há décadas, que "ensinam" Produtividade do Trabalho sem nunca terem posto os pés numa empresa?] Universidade II. Há dias uma ex-aluna minha, agora minha formanda em contexto diferente, perguntou-me onde é que eu lhe recomendava que fizesse um mestrado. Quis aferir se as suas opções se confinavam a território nacional. Respondeu-me que sim... Disse-lhe: "Ouve, pegas nos 5 mil euros, numa mochila com t-shirts, duas calças de ganga e meia dúzia de cuecas e vais passar umas férias catitas algures pelo mundo fora!". Agora a sério... para se estudar em Portugal, no ensino superior, ou um gajo tem um estômago robusto, evita regorjitar a cada nova desagradável surpresa, e lá vai atamancando o "serviço" ou é um carneiro lambe-botas que se integra perfeitamente no cortejo de beija-cús que a instituição feudal anualmente promove.