segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Legislativas 2005 [Resultados, #1 – O REGIME]
1. O país democrático teve, ontem, uma grande vitória e a confirmação popular de que a mudança de regime, para já, não causará grande perturbação política.
1.1. A afluência às urnas foi muito boa e é sempre uma festa renovar a possibilidade de se ir a votos, livremente, sem coações, sem perigo de vida e sem risco para a integridade física. Isto é bom e é uma alegria e uma vitória para todos os que não dispensam a democracia. E é sobretudo muito satisfatório – repito, do ponto de vista democrático – saber que alguns que no passado tanto lutaram contra isto estejam hoje entre os vencedores.
1.2. É verdade que mudámos de regime (semi-presidencialista para um presidencialismo muito peculiar) e fizemo-lo em proveito de determinados interesses. Os portugueses validaram-no, não obstante ser um precedente democraticamente muito pouco saudável; já que passamos a ter a possibilidade de marcação de eleições não sujeitas a um ritmo de estabilidade política e consagrado na lei, mas de acordo com a “aferição” do “sentimento” da nação que o Presidente da República seja capaz de fazer. E isto é mau e muito preocupante para quem gosta de estabilidade.