sexta-feira, agosto 08, 2003

Religiões. Quero aqui afirmar, para quem lhe sobre alguma dúvida, que estas breves discussões com o Católico e de Direita e com o Cristão Praticante não representam qualquer predisposição para atacar a igreja Católica ou qualquer outra, seja ela cristã ou não. Tenho amigos católicos e eu próprio já fui católico… mas sobrou-me pecado e, para viver no Inferno da culpa, já me basta a consciência das coisas más, não precisando de alinhar num eterno e quotidiano auto-flagelo por incumprimento das virtudes que me faltam… Bem sei que a Igreja Católica não é só isto, que aliás, para muitos, não é sequer isto. A verdade é que, ainda que crente em Deus (e no Diabo, também…) e amante da obra Cristo tenho incompatibilidades difíceis para me sentir tranquilo de consciência na Igreja. Rogo, de resto, que me creiam. Manifestei, noutra altura, solidariedade para com a Resistência Islâmica face aos vis ataques de que foi sendo alvo. Não me pronunciei sobre a questão do Sionismo desencadeada pelo FJV, no Aviz, por absoluta e profunda ignorância e até porque as tentativas de alguns de branquearem o Holocausto é tão ignóbil que falam mais por eles próprios que propriamente sobre o assunto que querem tratar. De resto, neste caso, procurei calma e esclarecimento para escrever um merecido post. Mas o discernimento para dizer tudo e fazê-lo bem não chegou.