quinta-feira, fevereiro 26, 2004

O FCPorto (hoje uso maiúsculas…), o sistema e o Sporting…
[este é o post que mais me custou escrever desde que o EpiCurtas começou...]
O Anarca, há dias, acusou-me – justamente, diga-se… - de ser um bocado amalucado pela bola. Hoje é a razão (ok, e um bocadito de dor de cotovelo e ira…) que aqui me traz.
O FCPorto é imparável, com ou sem ajuda dos árbitros, com ou sem fair-play, com ou sem boa formação moral, esta equipa habituou-se a tornar fácil as mais árduas tarefas. Ganhou tudo em Portugal, pode tornar a ser campeão (o que isto me custa dizer…), tornar a vencer a taça de Portugal e, até ver, espetou 2 batatas ao Man. United - a equipa com quem nós só conseguimos jogar nas "taças da amizade"...
O Porto é, nesta altura, a equipa que melhor encarna a minha forma de ser sportinguista: desassombrado, corajoso, ousado e vencedor!!! Parabéns Porto!!!
A verdade é que isto me deixa profundamente triste... triste por ver o meu clube perder-se com conversas de fracos - ter azares, desinspirações, ser roubado... - enquanto outros - os nossos adversários - se fazem respeitar em todos os palcos da Europa!
Para nós ficam os discursos da rectidão moral e da elevação de nível, das coisas certas nos lugares certos. Para nós ficam os discursos dos fracos. Dos de calças na mão. Dos das vitórias morais!!!!
O sistema existe e Dias da Cunha definiu-o bem. Mas a verdade é que afecta os mais fracos da cadeia… E para se ser campeão é preciso que sejamos os mais fortes.