quinta-feira, julho 24, 2003

Metabloguismo e Análise Social de Redes. A blogosfera tem andado entretida a discutir a… blogosfera! Desde que o JPP iniciou o debate (foi ele que iniciou o debate, não foi?), foi um nunca mais parar de reflexões. O JN mergulhou no tema, o FJV molhou os pés e um pouco por todo o lado tem-se chapinhado… Entretanto o PK, vulgo Anarca Constipado, resolveu mergulhar de chapa… molhando toda a gente.

A verdade é que hoje (ou terá sido ontem?) recebi um convite para um encontro nacional de blogs, em Braga, o PRD, no DNa, já escreveu sobre nós, o PQ, no Expresso, entrevistou o Pipi e isto não fica por aqui…

Faço então uma sugestão de estudo, agora assumindo o papel de sociólogo [não] praticante na blogosfera, para usar a designação que o JN, me dedicou. Valia a pena, para alimentar esta meta-discussão, fazer um estudo de centralidades e influências dos diversos blogs. Quem cita quem, quem refere quem, quem é amigo de quem, quem não gosta de quem… Para tal propõe-se uma análise às colunas dos links, uma contabilização das citações e das polémicas, uma análise dos resultados dos sitemeters, etc. Como base para a construção da problemática teórica utilizar os contributos da Teoria de Redes e da Análise Social de Redes; para a instrumentalização empírica utilizar o UciNet. (esta sugestão é, sobretudo, para o Socio[b]logue e para o Contesta, que apesar de afastado destas questões da metablogosfera é um interessado na temática das redes.)