quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Psicologia Actual, já nas bancas.















Porque o que interessa, pode interessar a todos e deve ser explicado de forma acessível.

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Tempos difíceis...




















...os que vivemos!

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

10.º Torneio Internacional Sub-20: Portugal empata com Madeira.
Importa-se de repetir?
Portugal empata com a Madeira?!
Este país - estou a falar de Portugal, não estou a falar da Madeira - se não existisse tinha de ser inventado.

Destaque:
http://www.boomka.org

Mais que Liberdade de Expressão… Uma particular forma de vida.
Amitai Sandy é um cartoonista judeu e israelita. Amitai resolveu, em resposta ao hot issue do momento, lançar um concurso onde o objectivo é o desenho de cartoons anti-semitas… desenhados por judeus. Diz Amitai: “We’ll show the world we can do the best, sharpest, most offensive Jew hating cartoons ever published! No Iranian will beat us on our home turf!”. Esta resposta de Amitai revela, mais que o saudável exercício de Liberdade de Expressão, uma saudável forma de vida. Um forte ataque contra todas as insanidades do mundo. E, desculpar-me-ão todos os relativistas e todos os politicamente correctos, se isto não é ser-se civilizacionalmente superior, não sei o que será! Amitai terá pensado, lembrando Watzlawick: a “situação é desesperada, mas não é séria!”

PONTA SUL: Liedson, o grande galo!



















Com o Liedson até 2010 a caçar galinhas, é caso para os lampiões dizerem: "Que grande galo!"

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Fumaças
O blog do João Carvalho Fernandes é um blog excelente. É um blog elevado. É um blog constante. É um blog inteligente. É um blog amigo. É um blog atento. É um blog democrata. É um blog às direitas. É um blog eclético. É um blog sportinguista. É um blog epicurista. Digo que é e não que foi. Porque o João Carvalho Fernandes vai acabar por voltar. Nós, cá o esperamos. Aliás, convem, se calhar, lembrar JCF, a divisa que encabeçou o Fumaças durante tanto tempo: "Never, never, never give up!"

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Agostinho da Silva [atrasado, como sempre... e, desta feita, roubando descaradamente ao João Carvalho Fernandes a excelente lembrança.]

DO PARADOXO...
Não sou do ortodoxo nem do heterodoxo; cada um deles só exprime metade da vida, sou do paradoxo que a contém no total.
Prof. Agostinho da Silva

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

PONTA SUL: Frase da jornada
«Nos últimos seis jogos só num (Nacional), não houve penáltis contra o Sporting.» (in Record)

Vasco Pulido Valente.
A Amizade é uma coisa séria. E a Lealdade aos amigos também. Mesmo cega. Mesmo incoerente. Poderei zurzir em privado nos meus, mas não o farei em público, sobretudo se outros o quiserem fazer. É uma justa forma de vida. De resto, só assim se pode compreender que alguém com as posições que Vasco Pulido Valente tem sobre o país, sobre o mundo e, sobre este, particularmente sobre a questão quente da actualidade, pode ter apoiado Mário Soares à presidência da República; o mesmo Soares que defendeu a negociação com os terroristas. Não lhe fica mal. A Amizade e a Lealdade são suficientemente fortes para o justificar. Mas teria sido conveniente uma “declaração de interesses”.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Freitas do Amaral



















Cabeça na areia, para não ver o essencial.
Rabo para o ar, para o que der e vier.

Lastimável!

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Não podendo estar presente (estou em Beja...), estou ausente.
Mas por cá também se sente!

Hoje, 9 de Fevereiro, pelas 15 horas, um grupo de cidadãos portugueses irá manifestar a sua solidariedade para com os cidadãos dinamarqueses (cartoonistas e não-cartoonistas), na Embaixada da Dinamarca, na Rua Castilho nº 14, em Lisboa. Convidamos desde já todos os concidadãos a participarem neste acto cívico em nome de uma pedra basilar da nossa existência: a liberdade de expressão. Não nos move ódio ou ressentimento contra nenhuma religião ou causa. Mas não podemos aceitar que o medo domine a agenda do século XXI. Cidadãos livres, de um país livre que integra uma comunidade de Estados livres chamada União Europeia, publicaram num jornal privado desenhos cómicos. Não discutimos o direito de alguém a considerar esses desenhos de mau gosto. Não discutimos o direito de alguém a sentir-se ofendido. Mas consideramos inaceitável que um suposto ofendido se permita ameaçar, agredir e atentar contra a integridade física e o bom nome de quem apenas o ofendeu com palavras e desenhos num meio de comunicação livre. Não esqueçamos que a sátira – os romanos diziam mesmo "Satura quidem tota nostra est" – é um género particularmente querido a mais de dois milénios de cultura europeia, e que todas as ditaduras começam sempre por censurar os livros "de gosto duvidoso", "má moral", "blasfemos", "ofensivos à moral e aos bons costumes". Apelamos ainda ao governo da república portuguesa para que se solidarize com um país europeu que partilha connosco um projecto de união que, a par do progresso económico, pretende assegurar aos seus membros, Estados e Cidadãos, a liberdade de expressão e os valores democráticos a que sentimos ter direito.

(Ideia de Manuel João Ramos, Luísa Jacobetty e Rui Zink)

terça-feira, fevereiro 07, 2006

PONTA SUL: Lucho, esse visionário

Lucho González, no final da partida de ontem, mais ou menos assim:
"Tenemos 5 pontos de avanço. Bamos à continuar por esse camiño"
Se pensarmos que antes do início da jornada, os mais sérios candidatos ao 1º lugar estavam a 7 pontos e agora estão a 5, parece-me, de facto, que estão no bom caminho.

[a fotografia do Bom Jesus é uma oferta ao Francisco, para o lembrar da via sacra que ainda terá pela frente.]

PONTA SUL: um post minimalista
3 - 1

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

A sinusóide do espírito.
[Aos meus amigos (o Zé Manel, o Carlos e o Francisco) que aí em baixo deixaram algumas palavras de conforto, pasmo ou incentivo, centradas na questão da tese]
O estado de espírito é uma sinusóide tramada. Anteontem estava em baixo, ontem esteve em cima, hoje já está em baixo outra vez. A variável independente não é a tese… e já sei qual é. Mas tem solução. Não é fácil, mas tem solução. Garanto que vou fazer com que os ciclos sejam maiores e os pontos baixos mais curtos.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Os admiráveis mundos da autopoiética
Trabalho, como actividade que me ocupa a maior parte do tempo, para o Estado. E tenho estado, no último mês, a escrever o que espero venha a ser considerada, por um painel de doutas criaturas, uma tese de mestrado. Vivo, nestes penosos dias de Inverno, um profundo desconforto, enquanto a crescente revelação da minha inapelável estupidez me fustiga o espirito. Compreendo na perfeição os mecanismos de ambos os espaços (a Administração Pública e a Universidade), mas não consigo, não consigo mesmo (can not, not may not!) jogar as regras de nenhum deles. É como ver a Matrix e não saber o que fazer com ela. É o tipo de inépcia que, a longo curso, transforma um frustrado num eterno "crítico", bastando para tal que burile umas gongóricas explicações para a incompetência dos outros, evitando a todo o custo exibir a sua própria. E eu não gostava nada de me ver assim ao espelho. Ser-se "cidadão" do admirável mundo novo é triste, mas ser-se "selvagem", parece-me, francamente mais triste. Porque a ira e a frustração corroem de uma maneira mais activa que a imbecilidade.