quarta-feira, junho 30, 2004

E agora... VAMOS A ELES!!!
Pátria do sol, país do sul, terra do sal
Para a frente Portugal!!!

[brincadeirinha a lembrar 1986...]

Outra vez a situação política.
O Francisco, do outro lado do Atlântico, escreve-nos um dos mais interessantes posts sobre a actual situação política nacional. O que aguardo para ver é se, neste caso paradigmático que é Pedro Santana Lopes, a tentação do poder não é maior que o seu gosto pela marginalidade política. E se não for... e se Francisco José Viegas tiver razão... nesse caso os resultados poderiam ser, verdadeiramente, surpreendentes. Verdadeiramente surpreendentes e TÃO tentadores para Pedro Santana Lopes... E essa hipótese colocaria tanta gente - eu, incluído... - numa tão desconfortável posição...

Até as comemos, carago...

Até os bebemos, carago...

terça-feira, junho 29, 2004

O anarca desconstipou-se. E ainda bem. O registo d’A Terapia parece-me um registo muito melhor. Um registo MUITO mais verdadeiro. Um registo muito mais próximo do verdadeiro anarca, que os ruidosos post que durante aproximadamente um ano fez ecoar – umas vezes mais brilhantemente outras menos - na blogosfera. É cedo… é muito cedo! Mas A Terapia parece-me dar sinais de ser MUITO melhor que o Anarca Constipado. É cedo porque para diletantes, como eu e ele, a constância não é dado garantido. Nem se pode ter muita fé que o Piotr continue a alimentar consistentemente A Terapia, nem tão pouco que eu a continue a ler com a mesma atenção. Mas não é essa evolução, afinal, a verdadeira Terapia?

segunda-feira, junho 28, 2004

Sobre a esquerda portuguesa.
Bierce, no inevitável – sobretudo para estas ocasiões - Dicionário do Diabo, sobre Descarte: CARTESIAN, adj. Relating to Descartes, a famous philosopher, author of the celebrated dictum, Cogito ergo sum -- whereby he was pleased to suppose he demonstrated the reality of human existence. The dictum might be improved, however, thus: Cogito cogito ergo cogito sum -- "I think that I think, therefore I think that I am;" as close an approach to certainty as any philosopher has yet made.

domingo, junho 27, 2004

A minha sexta impressão – a solução.
A pessoa melhor posicionada para fazer cumprir o programa de governo é a Ministra das Finanças: Manuela Ferreira Leite. E em face da sua nomeação como chefe do governo não vejo nenhuma necessidade de convocação de eleições antecipadas.

A minha quinta impressão.
O PS outra vez?! É caso para dizer... Pobre país, o nosso.

A minha quarta impressão.
Eleições antecipadas? Neste quadro político? Não!!!

A minha terceira impressão.
Eh pá... que apocalípticos que estamos!!! Será que a saída de um primeiro-ministro obriga – necessariamente - a eleições antecipadas?! Não se estará a minimizar demasiado e – aparentemente – de forma injusta o papel do Presidente da República?

A minha terceira impressão e meia.
E, curiosamente, não serão os eleitores do próprio Sampaio aqueles que agora mais minimizam a sua capacidade de discernimento? Não será a esquerda, qual abutre sobre a morte que antecipa, que já voa em círculos descendentes, clamando eleições antecipadas?

A minha segunda impressão.
O Pedro Santana Lopes vai ser primeiro-ministro?! Um gajo que nunca conseguiu – e bem que tentou... oh, se tentou! – ser presidente do seu próprio partido?

A minha primeira impressão.
Boa!!! O Pedro Santana Lopes vai deixar Lisboa!
Porra!!! O Pedro Pinto vai ser presidente da câmara!!!

Paradoxos a mando dos interesses.
Votamos para eleger uma câmara de deputados, ou votamos para eleger um primeiro-ministro?
Votamos para eleger um primeiro-ministro ou votamos para escolher um programa de governo?
Votamos para eleger deputados europeus ou votamos para legitimar o governo?
Albarde-se o burro à vontade do freguês... já que para a desonestidade intelectual não há limites.

quinta-feira, junho 24, 2004

N.º1, RICARDO.

[a justiça tarda, mas não falha!]

Agradecimento. Um muito obrigado à selecção. A todos, sem excepção!

Pedido de desculpas. Um formal pedido de desculpas ao Rui Costa e ao Palhaço Anão.

POOOOOOOOOOOOORTUGAL!!!!!!!

Ok, sobrevivi!

Bandeira de Portugal
Querido diário,
Ontem, um empedernido esquerdista que passou a adolescência, a juventude e os primeiros anos da vida adulta a chamar-me fascista e reaccionário, por alegadas tendências nacionalistas que me vislumbrava e porque a esquerda portuguesa gosta de usar semelhantes epítetos para classificar pessoas de direita, desancou-me forte e feio por eu não ter uma bandeira na janela e outra no automóvel…
Diz-me, querido diário, será que isso faz de mim menos português?

‘Driving without a flag?’ in Spectator.co.uk

quarta-feira, junho 23, 2004

De homossexualidade & preconceitos
(sob o nome de Deus como álibi!)

Tive aqui há uns tempos uma micro-polémica com uns blogs religiosos sobre a questão da homossexualidade. Hoje, o CG do Contesta, fez-me chegar um mail tão inspirado que não resisto a partilhar convosco…

Recentemente, uma célebre animadora de rádio dos EUA afirmou que a homossexualidade era uma perversão: «É o que diz a Bíblia no livro do Levítico, capítulo 18, versículo 22: " Tu não te deitarás com um homem como te deitarias com uma mulher: seria uma abominação". A Bíblia refere assim a questão. Ponto final», afirmou ela.

Alguns dias mais tarde, um ouvinte dirigiu-lhe uma carta aberta que dizia:

«Obrigado por colocar tanto fervor na educação das pessoas pela Lei de Deus. Aprendo muito ouvindo o seu programa e procuro que as pessoas à minha volta a escutem também. No entanto, eu preciso de alguns conselhos quanto a outras leis bíblicas. Por exemplo, eu gostaria de vender a minha filha como serva, tal como nos é indicado no Livro do Êxodo, capítulo 21, versículo 7. Na sua opinião, qual seria o melhor preço? O Levítico também, no capítulo 25, versículo 44, ensina que posso possuir escravos, homens ou mulheres, na condição que eles sejam comprados em nações vizinhas. Um amigo meu afirma que isto é aplicável aos mexicanos, mas não aos canadianos. Poderia a senhora esclarecer-me sobre este ponto? Por que é que eu não posso possuir escravos canadianos? Tenho um vizinho que trabalha ao sábado. O Livro do Êxodo, capítulo 25, versículo 2, diz claramente que ele deve ser condenado à morte. Sou obrigado a matá-lo eu mesmo? Poderia a senhora sossegar-me de alguma forma neste tipo de situação constrangedora? Outra coisa: o Levítico, capítulo 21, versículo 18, diz que não podemos aproximar-nos do altar de Deus se tivermos problemas de visão. Eu preciso de óculos para ler. A minha acuidade visual teria de ser de 100%? Seria possível rever esta exigência no sentido de baixarem o limite? Um último conselho. O meu tio não respeita o que diz o Levítico, capítulo 19, versículo 19, plantando dois tipos de culturas diferentes no mesmo campo, da mesma forma que a sua esposa usa roupas feitas de diferentes
tecidos: algodão e polyester. Além disso, ele passa os seus dias a maldizer e a blasfemar. Será necessário ir até ao fim do processo embaraçoso que é reunir todos os habitantes da aldeia para lapidar o meu tio e a minha tia, como prescrito no Levítico, capítulo 24, versículos 10 a 16? Não se poderia antes queimá-los vivos após uma simples reunião familiar privada, como se faz com aqueles que dormem com parentes próximos, tal como aparece indicado no livro sagrado, capítulo 20, versículo 14? Confio plenamente na sua ajuda.»

[EP #não-sei-quantos, atrasadíssimo e desactualizado] O puto já diz Mamã, já come areia, já tem dois dentes e já faz birras... entretanto começou recentemente a chorar sempre que alguém do PS aparece na televisão...

Portugal - Inglaterra visto da América Latina (Colombia) Confío en que Deco, Christian y Luisito logren derrotar a la armada inglesa. No es posible que los feijaos con langostinos no puedan vencer a las fishnchips. Seria un absurdo matematico, futbolistico y gastronomico !!!

O Último Sinaleiro. Essa mítica figura que me encantava nos cruzamentos da Av. da Liberdade com os seus movimentos determinados e autoritários, no topo do seu palanque deu lugar aos semáforos. Há, porém, ainda um sinaleiro em Lisboa!!! No cruzamento (!!!!) de Xabregas. Porém, o trânsito é de tal forma caótico (porque apesar de aparentemente confuso, há uma ordem que emerge… a dos mais audazes condutores!) que nem o sinaleiro está no centro (?!) do cruzamento (!!!!), nem tão pouco sinaliza coisa alguma… Na maior parte das vezes está lá, encostadinho à parede, a soprar no apito, sem que se perceba bem a intenção do apito… mas está lá!

terça-feira, junho 22, 2004

ULTRA PORTUGAL
With Saint George in your heart
You are leaving…

With Saint George in you heart
Way back home…

With Saint George in your heart
You are leaving…

With Saint George in your heart
And a kick in your ass!!!

domingo, junho 20, 2004

ALJUBARROTA!!!

[da minha academia, para o meu estádio...
...pela festa do meu PAÍS!!!!]
OBRIGADO PORTUGAL!

quinta-feira, junho 17, 2004

Portugal-Espanha e a batalha de Aljubarrota. Como não podia deixar de ser as analogias “poéticas” entre o jogo de Domingo e o episódio histórico já começaram. E é isso que me preocupa... É porque eu, sinceramente, até acredito que Portugal pode vencer a Espanha, mas a analogia faz-me recordar a famigerada “táctica do quadrado”. E, assim de repente, não me agradava nada que o quadrado desta história fosse o Luís Filipe Scolari... um quadradão teimoso que insista em por a jogar o Reumático Rui Costa no lugar do Mágico Deco e o Ranhoso Palhaço Anão no lugar do Fantástico Cristiano Ronaldo!

segunda-feira, junho 14, 2004

No alto mar
fomos nós sempre os primeiros
com Alfama a palpitar
na farda dos marinheiros

E afinal
foi destas pobres vielas
que saíu de Portugal
e embarcou nas caravelas

Dizem que o mar não tem portas
mentira deixa falar
se um dia fores a Alfama
se um dia fores a Alfama
encontra as portas do mar


[de cabeça, com mais ou menos rigor...]

As marchas.
1. Alfama lá ganhou mais uma vez... (a minha avó, onde quer que esteja, deve estar toda contente!)
2. Esperava melhor do Castelo... (merecia melhor...)
3. Como é que a Bica ficou tão bem posicionada?! Para honrar o lugar do ano passado?
4. É fantástico este movimento bairrista!
5. Este ano não passei por Alfama, nem pelo Castelo!!!!
6. Sardinhas, entremeada, caldo verde e sangria na Graça e descida pela Mouraria (a tempo de ver o desfile da marcha pelas ruas do bairro antes de subirem ao Marquês)
7. Primeira noite de Santo António do puto Afonso fora da barriga da mãe.

domingo, junho 13, 2004

...
Recuperei o sitemeter, arranjei um novo sistema de comentários (perdi os anteriores...), e os links, de tão desactualizados, ficam a aguardar melhores dias...

OPSSS... Merda para esta merda...
Perdi os links, o sitemeter, os comentários...

Merda para...
...a maior parte dos políticos, para o seu autismo e o seu discurso carregado de falsidades e desonestidades.
...a maior parte dos portugueses, para o seu verbo fácil e para a sua recorrente demissão dos actos de responsabilização cívica.
...a maior parte dos jornalistas que continuam a misturar o futebol com a política e a centrar as discussões públicas dos assuntos políticos nos mais rasteiros temas do debate.
...o PSD e para a sua coligação contra natura com o CDS/PP.
...o CDS/PP, com o seu líder radical, populista e bafiento.
...o PS, o pior dos partidos portugueses, com a sua clientela, a sua incompetência e a sua indecorosa falta de vergonha.
...todos os portugueses que votaram PS.

Merda para...
...a selecção nacional que não torna fácil o que é fácil, com os seus tantos “ais”, tantas vezes incapazes de fazer “mais”.
...o Rui Costa que não joga um carapau, que parece ter lugar cativo na selecção e que nunca mais vem para o glórias.
...o Paulo Ferreira que de tanto dinheiro que vai ganhar ficou entorpecido no raciocínio.
...o Simão Sabrosa de quem eu não gosto nem com a camisola das quinas vestida.
...os tugas para quem em zona de expectativa são sempre os maiores, os melhores e para quem nada abaixo da vitória total serve, e que em zona de factos são sempre uma desgraça, os mais pessimistas dos pessimistas e que já tinham “previsto que tudo isto ia acontecer”.

O EpiCurtas sujeito a tantos choques lá começa a dar sinais de vida.

Merda para...
...o Saramago, esse excelente escritor e execrável figura pública, que ante o falecimento de Sousa Franco resolveu fazer de moralista-mor e tecer considerações e estabelecer relações causais entre a baixa política partidária do mesquinho PS e o triste acontecimento.