sexta-feira, outubro 31, 2003

[EP, #4] A Conspiração. Ontem tive uma revelação assustadora. Durante quase 30 anos estive arredado de uma sociedade secreta à qual já todos os meus amigos e familiares pertenciam… o clube dos que conhecem o Aero-OM!!! Como é que é possível que durante tanto tempo tenha existido algo que todos eles sabiam o que era, que boa parte deles tenha já utilizado e que tal tenha, para mim, permanecido nas brumas da absoluta ignorância??!!! Aero-OM??!!! Notem bem que a coisa é tão grave, que o próprio padrinho do pequeno Afonso, meu companheiro de toda a adolescência, de toda a juventude e de todos os anos de início de vida adulta, que ainda não tem filhos, até ele sabia o que era e nunca, em momento algum, havia pronunciado a mais subtil palavrita aludindo à existência deste Aero-OM!!!!

terça-feira, outubro 28, 2003

[EP, #3] Equilíbrio. Encontrar o ponto médio entre os cuidados de uma jardineira com uma flor de estufa e o desassombro de um pai de uma criança cigana.

segunda-feira, outubro 27, 2003

Ernesto Cadaval. Pérolas de genialidade literária. A não perder!

[EP, #2] O cinismo e a esperança. Para alguém que, como eu, olha o mundo com algum cinismo a esperança não está perdida! O deslumbramento ainda é possível. 49 cm de gente, de gente feita de nós, pousada nos braços – e uma vez libertados do arrepio da responsabilidade – dão-nos uma nova perspectiva das coisas.

[EP, #1] 21 de Outubro de 2003. 3h48m. Deu-se o milagre. A memória que guardo do nascimento do meu filho será, para sempre, marcada pela “alucinação” da estranheza e pelas imagens fragmentadas e distorcidas pelas lágrimas que teimaram em não parar de cair.

EpiCurtas, Curtas de Epicurismo (vers. 1.0 e 1.1)
EP&Curtas (vers. 2.0), Estórias de um Pai & Curtas sobre o que calhar

O EpiCurtas mudou. O nascimento do Afonso roubou-lhe tempo, reduziu-lhe importância e mudou-lhe a perspectiva de olhar as coisas. De ora em diante, o EpiCurtas, Curtas de Epicurismo passa a chamar-se EP&Curtas, Estórias de um Pai & Curtas sobre o que calhar. A paternidade – nos próximos meses assumida a tempo inteiro e em regime de exclusividade – passa a ser nota dominante nas preocupações do EpiCurtas. Umas vezes este novo amor será patente nos posts, outras não. Umas vezes este novo amor impelir-me-á a escrever, outras conduzir-me-á à ausência. De resto, com maior ou menor frequência, o EP&Curtas está de volta.

domingo, outubro 19, 2003

Ingenuidade 2 - Crimes de elite. Porque será que só depois da saída do Procurador Cunha Rodrigues é que os casos de elite começaram a tornar-se públicos?

Ingenuidade 1 - Pedofilia, Madeira e Padre Frederico. Lembram-se da "Madeira, paraíso da pedofilia"? Porque será que, tão convenientemente, com a fuga do Padre Frederico para o Brasil o paraíso desapareceu? Seria o único alegado pedófilo?

Dúvida. É iniludível e categoricamente indesmentível que a blogosfera é serviço público. Desde a educação sexual, a difusão e salvaguarda dos dialectos locais, o fomento do ecumenismo político, a estoicidade no sofrimento, etc., etc. Pergunto se, porventura, os blogs de esquerda não quererão encetar um movimento de defesa do financiamento público da actividade blogueira… é porque o meu Mercedes já tem 5 anos e os meus peers do country-club já me começaram a olhar de lado. E ainda por cima a Feira da Golegã está aí não tarda nada…

Mephistofeles. Descobri, ajudado por alguém que me soprou ao ouvido a notícia da sua existência, um blog tramado, retorcido, mauzinho, mas muito engraçado… precisa é de ter cuidado, não vá morder a língua… é que com tanto veneno é bem capaz de morrer envenenado!!!

sábado, outubro 18, 2003

A Política, os valores e as prioridades. Ainda a propósito da proposta de revisão da Constituição feita pela Juventude Popular ocorre-me dizer algumas coisas. É verdade que a Política deve ser feita norteada por valores e que estes devem ser claros e explicitamente expostos. Eu por exemplo sou a favor da Liberdade, sou pela defesa do Estado de Direito, acredito mais nas mais pequenas unidades da sociedade do que nas maiores e por isso defendo a família (assumindo estas as suas mais diversas configurações), os municípios, as agremiações locais, muito mais que os sistemas reguladores nacionais e europeus sejam eles do que forem… Admito que haja outros que se estejam “a cagar” para a salvaguarda do segredo de Justiça e que mostrem uma imensa dissonância entre o que dizem e o que fazem quanto à separação dos poderes. Contudo, se a clareza dos valores é importante, a natureza e o valor dos políticos deve ser medido pelas suas prioridades. E quando num país com os indicadores de desenvolvimento que nós apresentamos em algumas áreas, há políticos preocupados com a conotação jacobina da expressão “República Portuguesa”, isso mostra bem da sua natureza e da sua formação moral.

Castro Verde. Hoje, pela manhã, a caminho da Universidade ouvi um programa na TSF sobre Castro Verde. Ouvi o Paulo Nascimento, o jovem e excelente vereador da cultura da Câmara Municipal de Castro Verde, falar sobre a sua terra. Recordei como é bela terra e de como vale a pena dar lá uma saltada, visitar S. Pedro das Cabeças e olhar a planície em toda a sua vastidão, ver as cegonhas à beira do Monte das Oliveiras e parar em Entradas para uns petiscos antes do regresso a casa.

quarta-feira, outubro 15, 2003

Seabra Santos de abajour na cabeça. O que é que leva alguém, no seu juízo perfeito, a usar um abajour na cabeça, sem ser no Carnaval? Oh, Prof. Doutor Seabra Santos… importa-se de repetir? Mas desta vez sem o adereço… é que distrai a atenção, comò caraças!

Comissão de Luta Contra a Corrupção. Eu protesto!!! O Anarca esqueceu-se de nomear essa grande figura de rectidão moral que dá pelo nome de Avelino Ferreira Torres. Mais sugiro que para office-boy se nomeie o Sr. Luís Guilherme.

Pedroso e Dreyfus. Já li, por aí, a tentativa de comparação do caso Pedroso com o caso Dreyfus. Esta comparação dá jeito a uma certa corrente, que quer, mais que politizar, partidarizar o caso da Casa Pia. Esta posição é facciosa porque não presume a inocência, antes impõe o veredicto, e é perigosa porque lança uma suspeita, sem fundamentos à vista, não só sobre a Justiça, mas sobre o PSD. Ora, das duas uma, ou quem estabelece a comparação não conhece, realmente, a história, ou embarca, deliberadamente, numa campanha sinistra de descrédito das instituições do Estado.

O MEU AMIGO JORGE E A LEUCEMIA.

Durante muitos anos só conheci duas pessoas que tinham morrido. A minha avó, que se despediu nós quando eu ainda tinha 6/7 anos e o meu amigo Jorge, um rapazito da minha idade, que viu a vida ceifada aos nossos 11 anos. Esta morte assaltou-me de forma muito violenta e ainda me recordo das lágrimas que derramei junto do seu caixão. Foram anos a rezar o "Pai Nosso" a lembrar, na parte do "assim na terra, como no céu", estas duas pessoas tão queridas e especiais para mim. O Jorge morreu de Leucemia. Hoje relembro-o e envio-lhe um abraço para onde quer que esteja.

Filipe Soares Franco. O EpiCurtas, enquanto blog sportinguista e de vergonha a cobrir-lhe a face, lamenta as declarações de Filipe Soares Franco sobre o Papa... Há coisas sobre as quais não há figuras de estilo, boa vontade e desejo de combate que disfarcem a estupidez; mesmo que esta vista no Rosa&Teixeira!

Os bairros clandestinos ou de como o crime compensa. Afinal de contas, o crime compensa. Qual impostos, qual taxas, qual autorizações e alvarás de construção? Um gajo chega, lança as fundações, assenta tijolo, reboca as paredes, lança os esgotos para o meio da rua, que depois «o financiamento das obras cabe à Câmara de Cascais».

Universidade Lusíada/PSD.
FACTOS:
Durão Barroso, Primeiro Ministro – ex-Director do Departamento de Relações Internacionais e docente da UL
Martins da Cruz, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros – Filho de António Martins da Cruz
Luís Pais Antunes, Secretário de Estado do Trabalho – ex-Docente da UL
Diamantino Durão. Reitor da UL – ex-Ministro da Educação (durante o governo Cavaco Silva) e tio de Durão Barroso
SUSPEITA:
A UL está para este governo como o ISCTE esteve para o governo PS.
MALDADE:
Qualquer dia temos:
Eduardo Carvalho, inefável docente da UL – Ministro das Finanças
Isabel Duarte, inefável docente da UL – Ministra do Trabalho
(…)
E a lista continua no blog do Anarca Constipado

Lição de Cidadania. Resposta indignada dos estudantes: «Dããããã!!! Que cota mais careto!!!»

terça-feira, outubro 14, 2003

PROPINAS 5. Porque será que a forma de protesto que encontram é encerrar o espaço que deviam cuidar que fosse melhor, que deviam cuidar que estivesse sempre aberto?

PROPINAS 4. Porque será que, ao longo dos anos, nunca se ouvem os estudantes universitários vociferar contra inefáveis professores, contra sebentas amareladas, contra exemplos dados nas aulas com 3 décadas, contra a falta de disponibilidade dos docentes, contra as insuficiências científicas e pedagógicas de alguns professores?

PROPINAS 3. Não, a sério… Será que não têm vergonha?

PROPINAS 2. Será que os estudantes universitários não percebem que o seu ensino não tem que ser financiado pelos contribuintes? Porque é que eu tenho que pagar os meus estudos pós-graduados e os estudos deles?

PROPINAS 1. Será que os contestatários estudantes universitários das universidades públicas sabem que há famílias que têm de pagar 250€/mês para financiar o ensino pré-escolar dos seus filhos pequenos?

A promoção do EURO 2004.

Vejo que a campanha de promoção EURO2004 começou em força!

segunda-feira, outubro 13, 2003

Links à esquerda para outros blogs... Ainda e sempre em actualização!

CARPE DIEM

Dogsville.
Nota prévia, para encetar, eventualmente, discussão:
O Perdão é humano? E sendo humano é benevolente?
O Perdão sempre me impressionou. Não sendo fácil para quem perdoa, já que se ajusta pouco à natureza humana, é extraordinariamente punitivo para quem é perdoado e, antecipadamente, consciencializou o erro; é aliás, segundo creio, a forma mais violenta de castigo…
Sobre o filme: Genial!

Contributos para compreender o PS da Srª Gomes e o “Socialismo” da Avª de Roma.
1. Expressar amiudadamente indignação por práticas anti-democráticas dos “outros”;
2. Mostrar uma elevação moral muito acima de todos os “outros”, suportada por um passado de luta anti-fascista;
3. Ser mais culto que os “outros”;
4. Ser amigo do Eduardo Prado Coelho;
5. Preferir a Barata à FNAC para comprar livros;
6. Ser incoerente nos valores e inconsequente na política;
7. Ser de esquerda, mas detestar o povo que fique pr’àlem da Mexicana;
8. Falar francês;
9. Ser arrogantemente superior aos “outros”;
10. Anunciar coragem em enfáticos discursos ao som de Vangelis.

sexta-feira, outubro 10, 2003

Lou Reed
Transformer (1972)
Perfect Day


Just a perfect day,
Drink Sangria in the park,
And then later, when it gets dark,
We go home.
Just a perfect day,
Feed animals in the zoo
Then later, a movie, too,
And then home.

Oh it's such a perfect day,
I'm glad I spent it with you.
Oh such a perfect day,
You just keep me hanging on,
You just keep me hanging on.

Just a perfect day,
Problems all left alone,
Weekenders on our own.
It's such fun.
Just a perfect day,
You made me forget myself.
I thought I was someone else,
Someone good.

Oh it's such a perfect day,
I'm glad I spent it with you.
Oh such a perfect day,
You just keep me hanging on,
You just keep me hanging on.

You're going to reap just what you sow,
You're going to reap just what you sow,
You're going to reap just what you sow,
You're going to reap just what you sow...

A PUTA DA REFORMA E OS FILHOS DA DITA
Era uma vez uma organização onde as pessoas gostavam de trabalhar. Era uma organização onde as pessoas eram bem tratadas e valorizadas pelos contributos que davam em nome dessa mesma organização. Era uma organização que não pagava, aos seus colaboradores, mais que as outras organizações do mesmo sector, mas nessa organização, ao contrário do que se passava na maior parte das outras, as pessoas andavam altamente motivadas e envolvidas em tantos projectos quanto o seu tempo permitia. O reconhecimento do seu empenho, do seu envolvimento e do valor das suas competências era singelo, elementar, mas positivamente percepcionado pelos trabalhadores. Contudo, num dia recente, uma nova onda de modernização e de reforma tomou a organização. Munidos de uma bateria de indicadores de gestão, de “legalismos” e “rigores”, uma “nova” geração de gestores tomou as rédeas e colocou-as curtas. E, eis que a mudança aconteceu… Filhos da Puta!

Links e relacionamento na blogosfera. Tenho que retomar a coluna da esquerda, dedicada aos links de blogs que leio. Uns que já não leio, porque pura e simplesmente ou já não existem ou praticamente nunca chegaram a existir. Outros que entretanto mudaram de endereço. Para lá dos outros que, entretanto, passei a ler e ainda não inclui. Atempadamente corrigirei a coisa. Tempo ainda para agradecer, de olhar posto na biqueira do sapato e ligeiro rubor de vergonha na face, ao Fumaças que, muito gentilmente, coloca o EpiCurtas nos imprescindíveis do momento!!!

quinta-feira, outubro 09, 2003

Balada
Batem forte, fortemente,
Até no Português Suave dão.
Aí estão eles, moralizadores,
Como quem chama à razão.
Serão certos? Estarão bem?
Certos não são certamente,
E bem é que, de certeza, não estão…

Fui ver: eram os hipócritas!!!
____________________________________
[contributo para a discussão iniciada pelo FJV, no Aviz]

A ministra post-scriptum. Teresa Patrício Gouveia é merecedora, hoje, de dois post scriptum em artigos no jornal Publico. De duas das mais inefáveis criaturas do nosso espaço opinativo: José Manuel Fernandes e Eduardo Prado Coelho. Tenho uma amiga que diz que as mulheres falam sempre sobre o mais importante nos post-scriptum. E os homens?

ESPERANÇA. Afinal, há um lugar onde a paz e a boa convivência são possíveis! É um lugar lindo onde a Esquerda e a Direita, gentes de todos os clubes, raças e credos convivem alegremente na partilha do mesmo ideal. É o clube de fãs do Anarca Alucinado!!!

quarta-feira, outubro 08, 2003

Longa se torna a espera... Esperando... esperando... esperando... esperando... e por falar nisso... a próxima lua cheia não é nestes dias?

terça-feira, outubro 07, 2003

LIÇÃO DO DIA. Alimentar agressividades latentes e/ou dar espaço à consumação das mesmas não é um bom caminho... E optar por outra via não significa dobrar a espinha à ofensa e à injustiça.

...mas, por outro lado... Os verdadeiros responsáveis viram-se escudados pela coragem do elo mais fraco. Uma vez mais, a cobardia, quando elevadamente posicionada, sai positivamente reforçada.

Nem tudo está perdido... Hoje vi um homem a assumir para si, de peito aberto às balas, responsabilidades que, afinal, não eram suas. A bem da instituição que representa e serve.

segunda-feira, outubro 06, 2003

Importa-se de repetir?!
«(…) desconfiar dos militares (...). Quanto aos militares, façam lá o que fizerem as fardas oficiais, quero-os longe.»
in Revista K, nº1, Quando eu tinha 12 anos, Paulo Portas [actual Ministro da Defesa], Outubro de 1990 (ver texto completo em Kapa)

O prazer da Saudade. Alguém fez o favor de criar este excelente blog revivalista. Benvinda, Kapa!

A Ministra. Que maçada!!! Logo agora que, com este impasse na escolha do novo ministro, o país se agitava de esperança… Primeiro foi a malta do INA a entusiasmar-se com a hipótese do Valadares Tavares desamparar a loja, depois foi a malta da Lusíada a querer empandeirar o Diamantino Durão, enfim… o prémio lá foi para a Ordem dos Engenheiros!

Portas e Estaline, Freitas e Trotsky. A afirmação de Freitas do Amaral é metafórica e irónica. Mas é também doída. É uma afirmação de um homem que, humana e justamente, se sentiu maltratado por gente mal formada. O Partido Popular de Paulo Portas é uma vergonha e não honra a memória do CDS do Palácio de Cristal. E querer escamotear isso com melindres e tiques de virgens vestais é persistir no cinismo, na falta de decência e na intenção zombeteira.

sexta-feira, outubro 03, 2003

K, o Agrimensor e o iniludível paradoxo da individualidade.
A propósito da Formiga de Langton, JPP tece algumas considerações sobre Kafka. Diz: «A formiga “perde-se” da colónia por acaso, por um destino tão cego como as regras do grupo. A formiga K. é processada por erro burocrático, e, quer no Processo, quer no Castelo, nunca verdadeiramente sai do labirinto porque não há, no seu término, qualquer liberdade, logo nenhuma individualidade é possível.»

Ora, a mera perdição, a simples tomada de consciência da existência de uma colónia em que está, mas que sente exterior a si e que sente violentar-lhe o ser, é o início, no Processo, sobretudo no Castelo e menos intensamente na Muralha da China, da autonomia face ao grupo. K, o Agrimensor é exemplo do individuo que tomando consciência da sua paradoxal exterioridade ao grupo luta árdua e empenhadamente pelo reconhecimento dessa individualidade e procura a sua liberdade por via do direito a abdicar dessa mesma exterioridade. E é isto que é curioso, já que o faz para recuperar a integração e garantir o equilíbrio do próprio grupo – procurando conquistar para si o lugar de Agrimensor, que dirime quer a contradição em que o Castelo mergulha quer a angustia que o individuo K. sente.

«MATA O MOURO»
Frase escrita no tecto de uma casa de banho de um centro comercial do Porto, no Campo Alegre.
Sem comentários.

Portugal, português. Ontem assisti a uma cena macaca numa empresa portuguesa de excelência – IAPMEI dixit. Um dos nossos bravos self made man, desanca forte, feio e deselegantemente nos seus mais próximos e esclarecidos colaboradores. Fá-lo à frente de pessoas externas à organização, enquanto grita, exasperado, «Se há aqui algum problema, a responsabilidade é deles, que são os funcionários… eu cá só sou o patrão! Não tenho nada a ver com isso.» Eu cá também não!!! Não faço ideia é como é que não há notícias de empresários pendurados pelos tomates à porta das fábricas...

28. O fabuloso percurso do eléctrico 28 está interrompido. A Rua das Escolas Gerais tem um prédio em risco de desmoronamento e a circulação do eléctrico foi, naquele percurso, interrompido. Assim, neste momento, a ligação entre S. Tomé (Portas do Sol) e S. Vicente (Feira da Ladra) e a Graça não é feita pela Carris. Que a coisa não seja simpática para os turistas é mau, mas que, em freguesias extraordinariamente envelhecidas, seja drasticamente reduzida a mobilidade aos seus habitantes é que é muito grave.

Yes, Minister. Hoje estou orgulhoso do meu país. Não é o regime de excepção albardado à vontade e medida do freguês lá de casa que me surpreende… o que me surpreende é a subtileza – britânica - com que o Director Geral mandou para cima, para o Ministro, o ónus da decisão registada por escrito. É porque se há alguém que tem que cair – terá pensado… - que seja ele, que é político, e não eu! Que evoluídos nós estamos!!!

quarta-feira, outubro 01, 2003

O PSD e a Administração Pública. Pouco depois de conhecidos os resultados das últimas eleições legislativas comentei com uma eminente militante social-democrata de Beja, que o resultado seria bom para o país, mas que o adivinhava dramático para a administração pública. O que estava longe de imaginar era quão dramático isso seria. Será que o PSD só tem nomeáveis para cargos públicos entre os portugueses que “aprenderam” gestão nos manuais de negreiros do sec.XVI e na Executive Digest?!

Simão Rubim. Este excelente actor, dotado de um humor sublime, de um desassombro pouco comum e de uma coragem e ousadia que devia fazer escola neste país de gente com curvatura na espinha muito acentuada, continua em cena com a genial As obras completas de William Shakespeare em 97 minutos, no melhor que o humor em Portugal tem tido nos últimos anos. A Companhia Teatral do Chiado Reduzida (esfregar polegares e indicadores) está convencida que está prestes a atingir os 100 000 espectadores nesta peça… mas não está… é porque eu, só à minha parte, já fui contado 3 vezes!!! E estou a pensar ver pela 4ª vez, desta feita no Largo do Picador, ao Chiado, na Sala Estúdio Mário Viegas.

Onde é que pára a polícia? Estacionamento e paragens em 2ª fila na Av. Roma, na Av. João XXI, na Av. de Berna… Carros parados em cima dos carris dos eléctricos na Sé, na Graça, no Chiado, no Bairro Alto... Todos os dias!!!

Quem vê TV, sofre mais que no WC… Ouço a música dos TAXI e penso como os gajos eram visionários!