quarta-feira, maio 28, 2003

28 de Maio. Porque é que se comemora, como feriado nacional, o 5 de Outubro?!

Futeboladas. Parece que o Monaco, vice-campeão Francês, foi despromovido à segunda divisão por incumprimentos de obrigações financeiras. Azar... se França tivesse 10 milhões de habitantes e 6 milhões fossem adeptos do Monaco, podia ser que se safasse!

Declaração de princípios (constatação). Já sei! Pelo que fui lendo também já percebi que, como ainda não me apresentei (imperdoável!), nem tão pouco anunciei os propósitos, estou em falta... Fá-lo-ei atempadamente… Para já, serve a presente (uauuu! que bem que este “serve a presente” me soa!!! parece uma minuta para entregar numa repartição da administração pública!!!), para ir explorando, aprendendo, envolvendo-me no universo dos blogs…

Errata. Afinal, masturbações mas nem tanto… Esta minha primeira incursão pelo universo bloguista começa a dar frutos e, tão cedo nesta jornada, a levar-me a algum revisionismo! Tanto melhor, que quem não aprende está a fazer tijolo ou a servir de base poeirenta a lindas teias de aranha. Afinal, não bastasse a troca de impressões entre bloguistas (uma verdadeira comunidade!), há alguns artistas que até têm espaço para comentários… Esta interactividade começa a ganhar contornos, a meus olhos, de efectiva relação heterocentrada… ou pelo menos não absolutamente autocentrada. Registo a descoberta e anuncio a revisão!

A maldição nacional… António Damásio, Hermínio Martins, José Saramago, António Borges, Luís Figo, Marisa, … Porque será que só lá fora é que os nossos verdadeiros talentos são reconhecidos? Mais e pior: porque será que só lá fora é que as suas verdadeiras potencialidades são verdadeiramente levadas a sério e estimuladas? Gentes da minha terra, imigrem!!! Que forças ocultas minam os órgãos do Estado, a Academia, os Clubes de Futebol e todos os espaços sociais passíveis de vislumbre de poder?! [Para reflectir… e para, mais tarde, ainda cá voltar!]

terça-feira, maio 27, 2003

A profissão da Srª Warren. Adoro provocadores! Obrigam-nos a sair da letargia bolorenta de um Portugal saudoso das jóias que as bisavós já usaram, que os avós penhoraram, que os pais dizem terem sido roubadas e que os filhos substituíram pelas camisas Sacoor com o Rato Mickey estampado nas costas – a sua mais elevada referência cultural. Adoro provocadores! Arrastam-nos violentamente para uma realidade nos antípodas do nosso mundinho – pobrete, mas alegrete… – feito de coisas a preto e de branco, convenientemente arrumadas, para não nos dar trabalho. Adoro provocadores! Por isso adoro o Shaw!!! A profissão da Srª Warren é uma peça do Edward Bernard Shaw, em cena no CineArte, pela companhia de teatro A Barraca, e que junta em palco, pela primeira vez, Maria do Céu Guerra e Rita Lello – mãe e filha e fazerem o papel de mãe e filha. E como se a peça não chegasse para nos arrastar para as diversas tonalidades de cinzento, eis que as interpretações das duas nos trazem um verdade indizível… A filha superou a mãe!!! Parabéns Rita!

Sporting e a via sacra.
1. FS (Fernando Santos) também não era o meu treinador preferido... Claro que preferia o C (Crueyff)! Ou, quiça, o JC (Jesus Cristo)... uma vez que lhe é conhecida a capacidade de resuscitar mortos!!! Não tendo dinheiro, nem atractivos para trazer o C, ainda não perdi a esperança, face à realidade que se vive no Clube, de que, ao abrigo da popular prece: "Oh, Cristo, anda cá abaixo ver isto!", o JC ainda se compadeça...
2. E isto leva-nos, incontornável, pragmática e iluminadamente, ao FS! Mostrando até, o quão visionários os nossos dirigentes mostram ser. FS é um supranumerário da OpusDei! Quem melhor que ele, com via aberta até ao Céu, para interceder junto do Departamento de Milagres do Altíssimo?
3. Como se vê, há, no futebol como noutros assuntos, uma infinidade de possibilidades para conversar e desconversar...

segunda-feira, maio 26, 2003

Assine já! Nova revista sobre a vida dos famosos. Descubra quem é quem no nosso Portugal, inteire-se de todos os segredos do país (sim, todos mesmo... até os de justiça), saiba com quem dormem os nossos políticos, apresentadores de Tv, embaixadores e muito mais... Caras Prisões!

Alvalade XXI. Já cá canta a gamebox: Sector A16, Fila 20, Lugar 33. 17 jogos da Super Liga e festa de inauguração do estádio do futuro!SPOOOORTING!!!

A chico-espertice. Há quem pense as organizações como sistemas; nesses encontramos os que relevam os activos corpóreos, a “estrutura” organizacional, as “leis orgânicas”, os manuais de procedimentos, as “formalizações”, as “leis”, as “regras”, as “normas”, e outras coisas superiores aos indivíduos. De entre estes há os que ainda ousem professar a importância do conhecimento, das pessoas e do empowerment (esta última, queira lá ela dizer o que quiser, para estar na moda). Mas as organizações, empenhadas em manifestar-se mais como processos do que sistemas, lá vão reagindo… E assim, para organizações chicas-espertas, nada melhor que colaboradores chicos-espertos!

Universitários. Olhar vazio, qual bezerro no pasto, uma jovem universitária, estudante de literatura, lê um texto com sofridos movimentos de lábios, qual analfabeta esforçada. É incomensurável o seu orgulho, o dos pais, dos irmãos que ficaram pelo 9º ano, dos tios e dos vizinhos que a conhecem de pequenina. É indisfarçável a petulância com que, face a eles, a jovem quasi doutora exibe a imensa quantidade de informação que, com esforço de Hércules, se vai esforçando para transformar em dados… Porque isso do conhecimento é outra conversa.

Operação Triunfo. Será um sinal de esperança? Um concurso onde as pessoas são promovidas pelo seu esforço, pelo seu mérito e pelo amor e dedicação a um sonho… Um concurso em que não são promovidas as pinderiquices de uma apresentadora histérica, mas a entrega e a qualidade do trabalho (com eventuais desvios de gosto) dos concorrentes… Um concurso em que o que importa é ouvi-los cantar, depois de uma semana de trabalho com professores tecnicamente competentes e humanos, e não perceber quem é que dormiu com quem… Um concurso ganho por uma jovem adolescente de metro e meio e 70 quilos e uma preta pouco dada a simpatias patetas, austera no porte, com espírito crítico e ideias claras… Um concurso onde também se canta em português, ’tás a ber?! Estaremos à beira do fim dos preconceitos imbecis deste país atávico? Parabéns à RTP, mas sobretudo parabéns a toda a equipa e a todos os concorrentes que conseguiram manter, muito acima da linha de água, um programa de televisão ao longo de 3 meses!!! E já agora: parabéns à Joana, pela vontade de ferro e pela capacidade de entrega, que com a pouca idade que tem, consegue entregar a um sonho e ainda pela sua capacidade de aprendizagem; parabéns ao Filipe Gonçalves, pela imensa qualidade e versatilidade da sua voz e pela sua presença em palco; parabéns à Sofia, a Voz da Operação Triunfo, incontornável na atitude e seriedade, inultrapassável, desde o princípio, na qualidade das suas interpretações.

sexta-feira, maio 23, 2003

A três... Jantámos. Maria levantou a mesa. Duarte sentou-se no sofá. Em três penadas Maria despachou a rotineira tarefa. Em menos tempo, Duarte, abandonou pela sala, displicentemente, os sapatos. Ainda pensei em arrumá-los – sempre evitava a má disposição da Maria - mas por certo, à semelhança do que acontecera noutras ocasiões, o gesto não seria bem recebido.
Fui ter com Maria à cozinha. Este era o momento em que menos atenção lhe merecia toda a gente. A preocupação e o zelo que dedicava ao arrumo da cozinha merecia-lhe a mesma devoção religiosa, que a atenção que Duarte dedicava, naqueles minutos a seguir ao jantar, à televisão. Coisas de formação machista... Tentei, como todos os dias, cativar-lhe a atenção. Toquei-lhe. Trocámos algumas caricias. Breves. Sei que esta nossa intimidade traz, a ela como a mim, a certeza da solidez da nossa relação. Nada nem ninguém nos separará. Depois, com um brilho nos olhos, voltou-me gentilmente as costas e concluiu a tarefa.

Voltei à sala. Duarte dirigiu-me algumas palavras simpáticas e convidou-me a sentar junto dele. Sentei-me.

Maria juntou-se a nós. Chegaram facilmente a acordo acerca do programa a ver; para mim é indiferente - não gostando de televisão, não me pronunciei.

Fumaram uns cigarros, beberam uns copos, trocaram beijos e olhares. Levantaram-se e foram, abraçados, para o quarto. Fecharam a porta como quem deixa uma mensagem clara de que querem ficar sozinhos e eu quedei-me pela sala. O sofá, só para mim, fez-me sorrir e espreguicei-me languidamente.

Adormeci. O regresso a casa de Erica, da casa ao lado, atribulado como sempre, acordou-me. Sempre me pergunto o interesse de ter uma gata em casa, que insiste em chegar quando os donos já dormem, acordar os vizinhos e sair, frequentemente, antes que se levantem pela manhã.

Indignado, sentei-me, cocei a orelha com a pata de trás e fui deitar-me com a Maria e o Duarte.

Masturbação Os web logs configuram-se como espaços privilegiados de masturbação. Conversas ensimesmadas, propositadamente descuidadas face à privacidade das mesmas... Para os que, à guisa de voyeurs, ousarem espreitar pela nesga da porta cuidadosamente deixada aberta, aqui me têm a masturbar com as duas mãos; num rasgo de exibicionismo! Tyler07Durden